Uma Dica Por Dia

Promoção de Maio - Pantufa USB

como-se-proteger-do-solO verão vem chegando, piscina, praia, festas e muitas vezes deixamos de ficar atentos a proteção da nossa pele contra os raios do sol. As vezes por esquecimento, as vezes por teimosia, a verdade é que muitas pessoas deixam de se proteger, mesmo sabendo da importância da proteção. Para reforçar o que todo mundo sabe, resolvi reunir algumas dicas de proteção contra o sol, vale a pena ler até o fim.

Todas as pessoas, independente do tipo de pele, devem utilizar protetores solares, com FPS 15, no mínimo.
Os protetores solares com valores de FPS maiores que 30 representam exposição desnecessária e imprudente a maior quantidade de substâncias químicas, sem aumento proporcional da proteção solar. Cabe ao médico, entretanto, avaliar a utilização de filtros solares com FPS acima de 30, dependendo do paciente.
Aplique o protetor solar pelo menos meia hora antes de se expor ao sol – todo filtro solar precisa de um tempo em contato com a pele para que proporcione a proteção adequada.
Todos os filtros solares, independente do FPS, e de ser ou não à prova d’água, devem ser reaplicados a cada duas horas de exposição contínua ao sol, mergulhos, exercícios físicos e/ou transpiração excessiva. É importante ter em mente que esta reaplicação não prolonga o período de proteção, isto é, ao reaplicar o protetor solar o tempo de proteção não será mais o mesmo. Portanto, não abuse do sol, ainda que esteja utilizando o filtro solar corretamente.
Apesar da necessidade de alguns cuidados especiais, os filtros solares devem ser aplicados nas crianças a partir dos seis meses de idade. A pele da criança é muito sensível; além disso, os prejuízos da exposição excessiva à radiação solar começam na infância e perpetuam-se até a idade adulta.
Não se esqueça de proteger os lábios, eles estão muito expostos à radiação e necessitam proteção. Lembre-se: use os protetores labiais!
Assim como os lábios, as partes que ficam expostas diretamente ao sol, como ombros, nariz, costas e braços, devem receber proteção especial. A quantidade adequada de protetor solar a ser aplicada deve ser dividida com base nas partes anatômicas. Nove porções, sendo que cada porção deve corresponder a aproximadamente meia colher-de-chá, necessárias para proporcionar proteção adequada a uma pessoa de porte médio (o que corresponde a aproximadamente 2ml/cm2). Meia colher-de-chá de protetor solar (2.5ml) deve ser aplicada na face e no pescoço, em cada braço e ombro, e em cada lado do tronco, e uma colher-de-chá (5ml) deve ser aplicada em cada perna e no peito do pé.
Muito importante! Além dos protetores solares, o uso de bonés ou chapéus e óculos de sol é indispensável, representando uma proteção significativa para os olhos, rosto e ombros.
Evite usar camisetas molhadas sob o sol forte; a água aumenta a passagem de radiação através do tecido, prejudicando a proteção que o tecido seco poderia proporcionar. Camisetas de algodão de cores claras, embora agradáveis de se vestir durante o verão, também permitem maior passagem de radiação através do tecido. Prefira cores um pouco mais escuras.
Mantenha-se à sombra sempre que possível, assim você evita danos ainda maiores à sua pele.
Cuidado! Evite tomar sol entre 10 e 16 horas. Neste horário você se queima muito mais rápido, e as queimaduras podem ser graves! Para quem estiver sem relógio, aí vai uma boa dica para se safar do sol forte: observe a sua sombra. Se ela estiver grande, o sol não está tão forte, e você pode aproveitar um pouco mais; mas se estiver pequena, fuja para a sombra mais próxima!
  • Sempre, mesmo sem sol, utilize um protetor solar com FPS 15, no mínimo.
  • Utilize protetor com FPS acima de 30, apenas por prescrição médica, pois esse tem composição química diferente.
  • Passe o protetor solar 30 minutos antes de se expor ao sol.
  • “Reaplique” o protetor solar a cada 2 horas.
  • Crianças após 6 meses, apesar de cuidados especiais, devem receber aplicação de filtro solar.
  • Use protetor lábial.
  • Abuse do protetor em regiões como nariz, rosto, pescoço e ombros, estas ficam mais expostas ao sol.
  • Use boné, chapéu, quando tiver contato direto com o sol.
  • Não use camiseta molhada, a água aumenta a passagem de radiação através do tecido, prejudicando a proteção que o tecido seco poderia proporcionar.
  • Prefira camisetas de cores um pouco mais escuras, pois estas protegem mais contra o sol.
  • Procure ficar na sombra sempre que possível.
  • Evite tomar sol entre 10 e 16 horas.

Você tem mais alguma dica para se proteger do sol? Clique aqui e compartilhe conosco.

Leia Também

Deixe um comentario

@umadicapordia

Tem uma boa idéia e quer compartilhar? Nos envie sua dica!
2009 Uma Dica por Dia. Alguns direitos reservados, leia nossa Política de Privacidade.Some Rights Reserved