FECHAR [X]

Uma Dica Por Dia

Promoção de Maio - Pantufa USB

Cuidar da casa tem sido uma tarefa repetitiva e cansativa pra você? Esta é a realidade de muitas mulheres, chega fim de semana, sai fim de semana e você está lá no “leuê, leuê… le le le le (8)”. Pois saiba que as coisas não tem que ser assim, sabemos que cuidados domésticos devem ser realizados todos os dias mas com a correria do cotidiano fica quase impossível dar conta de tudo SOZINHA. Somos a favor da democracia e igualdade entre os sexos não é? Então comece a provar isso deixando de lado essa visão machista (que vem de você) e comece a colocar os outros integrantes da casa para trabahar! Veja algumas dicas:

- Crie uma lista: É hora de reunir a família e planejar as tarefas que cada um irá realizar durante a semana. O ideal é questionar a cada um as atividades que eles gostariam de exercer, isso não significa que cada um faz o que quer (se for assim só você irá esfregar o banheiro rs’) Mas é uma forma de fazer com que todos participem da divisão e sintam-se respeitados acima de tudo. Sendo assim, resta separar os cômodos da casa e dividir as funções para cada uma delas respectivamente.

- Seja justo: As tarefas devem ser divididas igualmente, de forma que você não venha a ficar com as tarefas mais fáceis de desempenhar enquanto o outro integrante faz todo o trabalho duro e vise versa. Coloque os trabalhos em uma balança e considere também o tempo que se leva em média para cumpri-las.

- Inclua TODOS os integrantes: Se vocês (casal) têm filhos, devem colocá-los no planejamento também. O recomendável é que desde pequenos eles exerçam atividades pequenas (como juntar os brinquedos da casa), arrumar a própria cama e conforme eles vão crescendo as responsabilidades da casa também.

- Mãos a Obra: Já que as tarefas foram divididas e o dever de cada um foi esclarecido é hora de colocar a mão na massa. Para que o plano saia do papel é importante reforçar as funções de cada um. Bilhetinhos pela casa, deixar a lista visível na geladeira, lembrar verbalmente antes de sair de casa são alguns pequenos gestos que podem evitar desentendimentos ao chegar o final do dia.

- A união faz a força: Pequenos cuidados fazem toda a diferença, se cada um fizer sua parte não será necessário passar o fim de semana inteiro na faxina, isso é bom pra você, pro casal e pra FAMÍLIA. Aproveitem esse tempinho de “folga” para saírem juntos e praticarem atividades em lazer.

E pra concluir tenha muita PACIÊNCIA. Não há garantia alguma que as coisas vão sair como o planejado, mas é extremamente importante que você tenha calma e insista! Vai ser necessário sim lembrar várias vezes ao dia as atividades de cada um, vai ser preciso cobrar (eu sei que isso é chato, mas vale a pena!), porém este exercício constante vai gerar um hábito na sua família e é só uma questão de tempo para que todos desempenhem sua função naturalmente.

Agora veja alguns links para te auxiliar na LISTA e na CASA: Dicas de Organização / Lista / Software. Tem mais alguma sugestão? Manda pra nós \o/

Leia Também

2 Comentários em “Dica do dia: Como dividir as tarefas domésticas.”

  • Bicha Fêmea em 4 de novembro de 2011 s 3:39 pm

    Olá!
    Obrigada pela citação de um link para o Bicha Fêmea por aqui, viu?

    Abraços,
    Lidi


  • Ana Afonso em 30 de dezembro de 2011 s 9:31 am

    Grata por linkar para o post Listas do Ana Afonso Organizer.
    Ana Afonso


Deixe um comentario

@umadicapordia

Tem uma boa idéia e quer compartilhar? Nos envie sua dica!
2009 Uma Dica por Dia. Alguns direitos reservados, leia nossa Política de Privacidade.Some Rights Reserved