Uma Dica Por Dia

Promoção de Maio - Pantufa USB

caixinha-de-remediosTodo mundo sempre tem em casa uma “caixinha” de remédios. E na maioria das vezes essas “caixinhas” tem remédio pra tudo. O que sobra de tratamentos vai pra “caixinha”. Porém devemos ter muito cuidado, para conservar os medicamentos de forma adequada, para que os mesmos não percam suas propriedades, e nem venham ser usados de forma inadequada. Para ajudar no modo de guardar os remédios reuni algumas dicas que encontrei na internet.

– A maioria dos medicamentos são sensíveis à luz. Portanto, conserve-os sempre na sua embalagem original, que foi extensivamente testada para proteção do produto.
É importante que todo e qualquer medicamento fique ao abrigo da luz direta.
– Entre os vilões que deterioram medicamentos, a umidade é um dos mais importantes. Mesmos as soluções devem ser protegidas da umidade, pois esta tem efeito deletério sobre a rotulagem do produto. Mantenha os medicamentos em local seco, preferencialmente em prateleiras, afastados das paredes.
– O calor é outro grande vilão que atua contra a qualidade: a princípio todo e qualquer medicamento deve ser conservado em temperaturas inferiores a 25ºC.
Contudo, vários medicamentos requerem condições especiais de conservação e transporte. Leia atentamente na embalagem externa as condições indicadas de temperatura e armazenagem respeitando-as sempre.
-. Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.
– Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.
– Atenção com as pragas domésticas. Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.
Periodicamente, você deve providenciar a higienização do local, tendo o cuidado de proteger os medicamentos do contato com substâncias utilizadas na limpeza.
A colocação de telas finas nas janelas é uma medida barata e eficaz contra a maioria das pragas domésticas.
– Deve-se evitar a colocação de ralos no local de armazenagem de medicamentos.
Caso não seja possível, assegure para que sejam sifonados e tampados quando não utilizados.

Sensibilidade a Luz. Conserve-os sempre na embalagem original. É muito importante que todo medicamento não fique exposto a luz.

Umidade. Um dos problemas na conservação dos medicamentos é a umidade. Mantenha os medicamentos em local seco, preferencialmente em prateleiras, afastados das paredes.

Calor. O calor é outro problema que pode interferir na qualidade dos medicamentos. Todo medicamento deve ser conservado em temperaturas menores a 25 graus.

Limpeza. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Isolamento. Não guarde os medicamentos junto com outras substâncias (cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc…).

Pragas domésticas. Guarde os medicamentos em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Em caso de dúvida quanto a conservação não reutilize o medicamento. Caso tenha mais alguma dica para conservação de medicamentos, compartilhe conosco.

Leia Também

2 Comentários em “Como guardar e conservar medicamentos”

  • Patrícia em 13 de outubro de 2009 s 9:04 pm

    Oi Amei seu blog, ótimo. Olha peguei algumas dicas sua e coloquei no meu blg, com sua fonte é claro me avisa se não puder bjs. Vai lá no meu.


  • Leci Franco em 10 de agosto de 2012 s 1:57 pm

    Tenho o costume de colocar comprimidos em um porta-comprimidos para serem consumidos em uma semana. Tal procedimento é incorreto?
    OBS: O porta comprimidos é bem fechado.


Deixe um comentario

@umadicapordia

Tem uma boa idéia e quer compartilhar? Nos envie sua dica!
2009 Uma Dica por Dia. Alguns direitos reservados, leia nossa Política de Privacidade.Some Rights Reserved