Uma Dica Por Dia

Promoção de Maio - Pantufa USB

Ferram-PaneladePressao

Eu sempre achei que isso não seria uma dica, pois desde que tenho lembranças de uma cozinha vejo isso sempre, mas depois acabei descobrindo que muita gente espera a pressão sair naturalmente da panela, e isso pode levar algum tempo.

Rapidamente pode ser dito que a panela de pressão funciona da seguinte maneira, se aumentar a temperatura, aumenta a pressão, logo o inverso também é verdadeiro. Seguindo isso ao retirar a panela do fogo, destranque a tampa, abra a torneira, a coloque de baixo da água fria corrente, e libere a válvula de escape de vapor. Com isso a temperatura será reduzida rapidamente e toda a pressão sairá da panela, mas tome cuidado pois ela abrirá de uma hora pra outra, e a água fria pode acabar entrando na panela esfriando o alimento ali cozido.

Leia Também

5 Comentários em “Como abrir a panela de pressão rapidamente”

  • Suzana em 25 de julho de 2009 s 9:06 pm

    Eu sempre fiz isso, aprendi lendo o manual de instruções da panela de pressão, mas, não destampo a panela, sempre a deixo fechada debaixo da torneira dentro da pia. Minha mãe sempre dizia que isso estragava a borracha da panela, mas como? Se no próprio manual aconselha a fazer isso! Em compensação vc abre a bendita mais rápido e se não estragar a panela, a borracha é mais barato!


  • Amanda em 5 de fevereiro de 2010 s 12:53 pm

    Olá,

    Eu utilizo um garfo ou outro talher para eliminar o vapor, levantando com este instrumento a válvula e esperando até que não faça mais barulho.


  • Daniel em 8 de janeiro de 2011 s 4:42 pm

    Me desculpe, e lamento informar que todas estão erradas … essa pratica de esfriar a panela debaixo da torneira é muito perigosa, e estraga as peça da panela devido o choque térmico que ela sofre. Ou seja o esfriamento rápido da panela deforma a tampa, o selo, a válvula, o peso e borracha se torna a primeira vitima… quando chega panelas para com o fundo estufado logo já sei que a mesma foi usada de maneira incorreta …Suzana não acredite em tudo que o manual diz, sua está certa…Amanda trabalha com a panela de maneira certa.

    Tenho propriedade para dizer isso porque arrumo mais de 500 panelas por mês 80% delas devido o mau uso.

    Panela de pressão é muito segura desde que tenham em mente ” A REVISÃO DEVE SER ANUALMENTE, USAR OS ANÉIS CORRETO, NUNCA POR PREGOS,PALITOS, DUREPOX NOS FUROS DO SELO DE SEGURANÇA, NÃO RESFRIAR PANELAS DEBAIXO DA TORNEIRA …TOMANDO ESSE CUIDADOS SERÁ MUITO DIFÍCIL OCORRER ALGUM ACIDENTE.

    SERVIÇOS MIUDINHO
    CONSERTO DE PANELAS E ELETRODOMESTICOS
    Fone 11-2557-7054 ou 11-7286-4332

    Atendo todas região de Guaianases – São Miguel – Itaquera – Iguatemi – Gleba do pessego – e outros lugares

    ligue serviços Miudinho – atendimento a domicílio.


  • SARGENTO ERVERSON CORPO DE BOMBEIROS em 23 de junho de 2011 s 9:54 am

    retirar a pressao da panela fazendo uso de agua é muito perigoso, ja foram registrado pelo corpo de bombeiros varias ocorrencias por esse fato.


  • rafael em 1 de janeiro de 2013 s 11:28 pm

    panela de pressão fervendo e agua fria é igual a BOMBA nunca mais faça isso deixa sair o ar naturalmente apenas usando um garfo para levantar a valvula


Deixe um comentario

@umadicapordia

Tem uma boa idéia e quer compartilhar? Nos envie sua dica!
2009 Uma Dica por Dia. Alguns direitos reservados, leia nossa Política de Privacidade.Some Rights Reserved