FECHAR [X]

Uma Dica Por Dia

Promoção de Maio - Pantufa USB

alcool-gelHoje cheguei no escritório, liguei meu notebook e entrei no site globo.com me deparei com uma dica muito importante para os cuidados com a gripe suína (virus H1N1). Eu já tinha até agendado uma dica para hoje, mas achei essa mais interessante e importante. Assim, a dica que era para hoje ficará para o dia 20, e hoje vou apresentar os cuidados que temos que ter ao usar o Alcool Gel, que é recomendado para prevenção da gripe do momento.

Quantidade do produto
- Não usar em grande quantidade para não ressecar a pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o equivalente a “um grãozinho de ervilha” para as duas mãos é suficiente.
Número de aplicações
- Usar muitas vezes ao dia pode ressecar a pele, mesmo quando o produto tiver hidratante. O ideal é aplicar o álcool em gel quando as mãos estiverem sujas ou contaminadas – após espirrar ou assoar o nariz, por exemplo.

Lavar as mãos

- Sempre que possível, é aconselhável trocar o álcool em gel pelo sabonete, de preferência, de glicerina, que agride menos a pele.

Hidratação da pele
- Para evitar que a pele fique ressecada pelo uso do álcool em gel, é aconselhável aplicar creme para mãos de três a quatro vezes por dia.

Álcool para limpeza
- Especialistas divergem sobre o uso de álcool em gel para limpeza nas mãos. A Sociedade Brasileira de Dermatologia e o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo dizem que pode ser usado se for álcool puro, sem outros detergentes. A Sociedade Brasileira de Infectologia e a Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza, porém, dizem que o álcool para limpeza deve ser aplicado somente em utensílios e superfícies.

Ingestão
- O álcool gel não pode ser ingerido porque é altamente tóxico. No entanto, não é prejudicial se uma criança, por exemplo, levar a mão à boca após aplicar o produto.

Proteção
- O álcool em gel elimina bactérias que estão nas mãos, mas não as protege de novas contaminações.

Percentual de álcool
- O mais indicado é a solução com 70% de álcool e 30% de água, afirmam os médicos.

Álcool líquido
- Especialistas afirmam que a solução líquida não deve ser usada para higiene da mão por ser inflamável e ressecar a pele. Não é aconselhável também misturar o álcool líquido com água porque, segundo os especialistas, produtos químicos não podem ter sua composição alterada.

Fonte: G1 Notícias

Leia Também

1 Comentário em “Como usar o álcool gel da maneira correta e segura”

  • amanda em 1 de julho de 2010 s 8:59 am

    eu gostaria aprende mais sobre alcool gel


Deixe um comentario

@umadicapordia

Tem uma boa idéia e quer compartilhar? Nos envie sua dica!
2009 Uma Dica por Dia. Alguns direitos reservados, leia nossa Política de Privacidade.Some Rights Reserved